27/09/2019

Tour de 1 dia por Milão

Já contei para vocês sobre as cidades de Noale, Trebaseleghe, Scorzè, Verona e Padova. Agora, chegou a hora de mostrar um pouquinho de Milão, conhecida como a capital da Moda na Itália.

Saímos da estação de Padova às 16:40 e nossos bilhetes de trem custaram €17,50 (cada). Chegamos à Milão por volta das 21 horas, lanchamos e fomos descansar.

Para hospedagem, escolhemos o Albert Hotel, localizado a uns 2 minutos da estação (andando). Essa foi uma ótima escolha, pois facilitou bastante nossa locomoção. O único ponto fraco era o sinal de wifi. No nosso quarto ele era muito fraco, por isso tivemos que usar o 4G.
(Vista da janela do nosso quarto, com a estação ao fundo)

(Fachada lateral e entrada principal do Albert Hotel)

Assim que chegamos na estação, a primeira impressão já foi surpreendente. O edifício é muito bonito e trabalhado, muito diferente do que eu imaginava. Além disso, as propagandas das grifes também me chamaram bastante a atenção.
(Stazione Milano Centrale, parte externa)

No outro dia, seguimos nosso roteiro a pé. Foi uma longa caminhada, mas foi interessante para ir observando a cidade, sua arquitetura e outras atrações menos conhecidas.

Nossa primeira parada foi na Piazza San Marco, onde está a Chiesa San Marco. Ela chama a atenção por sua cor e seu afresco externo. Na placa informativa que fica à sua frente, descobrimos que ela foi fundada em 1254 e que possui um interior ainda mais rico. No dia, por acaso, estava acontecendo uma pequena feira em seu entorno.
(Chiesa San Marco e seu afresco)

Seguimos para o Castello Sforzesco e, após alguns minutos de caminhada, nos deparamos com algumas pessoas oferecendo pulseiras. São imigrantes que andam em grupos e ficam insistindo para tentar arrancar dinheiro dos turistas. Tomem cuidado!

Dentro do castelo, ficamos impressionados com sua arquitetura e também com a quantidade de gatos que moram no local.
(Interior Castello Sforzesco)
(Outros detalhes do Castello Sforzesco)

Saímos do castelo por outro acesso e fomos surpreendidos por um evento da UEFA Champions League, bem próximo da Fontana Torta degli Sposi. Havia música e um ônibus interativo onde os visitantes podiam tirar fotos com a taça. É claro que aproveitamos a oportunidade, mesmo não sendo tão ligados com futebol.
(Fontana Torta degli Sposi)
(Fontana Torta degli Sposi e Taça UEFA Champions League)

Atravessamos o castelo novamente para chegar ao Arco della Pace e no caminho passamos pelo Parco Sempione, onde descansamos um pouco antes de seguir viagem. O ambiente é muito agradável e bonito.
(Arco della Pace)

Continuamos nosso passeio e passamos pela estátua Napoleão III, que fica nas dependências do parque. Logo depois, chegamos à Arena Civica Gianni Brera, onde visitamos as dependências do palácio e vimos a arena com a ajuda de uma guia.

O serviço do guia é voluntário, por isso você pode fazer uma doação ao fim do passeio, mas não é obrigatório. Ela nos contou um pouco sobre a história dessa construção e também como Napoleão se comportava durante os eventos e sua estadia no local. Hoje, a arena é utilizada pela sociedade para práticas esportivas.
(Monumento Napoleão III)
(Visão interna de um dos portões da Arena)

Como naqueles dias estava acontecendo a Semana de Moda de Milão, em uma das ruas fomos surpreendidos por uma linda instalação da revista Elle.

Logo à frente visitamos a Pinacoteca di Breva, onde pudemos ver diversos monumentos e visitar um jardim botânico que fica nos fundos do prédio. Além da beleza do lugar, também fiquei impressionada com as obras de artistas independentes que estavam sendo vendidas na parte externa. Uma mais linda do que a outra!
(Alguns monumentos no interior da Pinacoteca)

Seguimos para a Galleria Vittorio Emanuele II. Muito conhecida por sua beleza e tradicionais lojas de grifes, fomos surpreendidos por mais um evento com banda e atrações. Construída em 1877, ela possui quatro acessos e dois deles fazem a ligação entra a Piazza della Scala  e a Piazza del Duomo.
(Interior Galleria Vittorio Emanuele II)
(Cúpula Galleria Vittorio Emanuele II)

A obra impressiona pelos seus pisos decorados. Inclusive, existe uma tradição de que quem pisar em cima dos testículos do touro e girar três vezes no sentido horário terá sorte.
(Touro no chão da Galeria)

Aproveitamos para conhecer a loja Luini, que fica ali nas redondezas. Ela é conhecida por vender guloseimas deliciosas.  É possível enfrentar filas para ser atendido durante algumas horas do dia.

Após passarmos pela Piazza San Fedele, chegamos ao Duomo di Milano. A catedral impressiona pelo seu tamanho e pela riqueza de seus detalhes. Vale a pena reservar alguns minutos para admirá-la.
(Detalhes arquitetura Duomo di Milano)
(Duomo di Milano)

Aproveitando o fim do dia, fomos dar uma voltinha pelo Quadrilatero della Moda, composto por várias ruas repletas de lojas de grife. Por conta da semana de moda, a região estava bem cheia e  também havia bastante policiamento. Fiquei encantada pela beleza das peças e decoração das vitrines que vimos pelo caminho.
(Algumas vitrines de Milão)

Após um longo percurso todo feito à pé, fomos até a estação de metrô e compramos um bilhete de volta para o hotel.

Apesar de ter sido um passeio bem corrido, conseguimos visitar muitos lugares. Para quem tem interesse em aproveitar mais da cidade, recomendo que separe pelo menos mais 1 ou 2 dias na sua agenda. Além da riqueza histórica, Milão também oferece muitas opções para quem aprecia os agitos de uma grande cidade. Por isso, também é possível aproveitar ainda mais de sua variedade cultural e também de sua vida noturna.

Espero que vocês tenham gostado de acompanhar mais um dia da nossa viagem. Um beijo e até a próxima!