05/01/2019

Conhecendo a Cidade de Padova

Depois de contar um pouco sobre meus dois primeiros dias na Itália nesse e nesse post, chegou a hora de mostrar a charmosa Padova.

Passamos 3 noites na cidade e nos hospedamos no Loft Padova Bed & Breakfast. Essa foi uma escolha muito boa pela proximidade com a estação de trem e o terminal de ônibus, de onde partimos para os outros destinos.

(Estação de trem de Padova)
(Prédio do loft, a entrada fica depois desse viaduto)
(Fingindo costume no dia que chegamos)
(Meu irmão em outra parede pertinho do loft também)

O loft é pequeno, possui 3 quartos com banheiros individuais e uma área comum onde é oferecido o café da manhã. Os proprietários não ficavam lá o dia todo, mas deixavam tudo organizado e também eram bem atenciosos, dando dicas da cidade, oferecendo mapas e deixaram conosco uma chave da portaria e outra do quarto.

Assim que entramos, fiquei encantada com a decoração! Vários dos materiais eram de reaproveitamento e criavam um visual muito bacana. Inclusive, nas fotos vocês podem ver várias ideias fáceis de reproduzir. Além dessa parte mais visual, a limpeza, o conforto e também o fato de terem aquecedores em todos os ambientes, me deixaram muito satisfeita.
(Recepção com janelas | Paredes com madeiras e tijolos reaproveitados)
(Prateleiras de metal com livros e os alimentos e utensílios disponíveis para o café da manhã | Passo a passo de como usar a máquina de café escrito de giz na parede)
(Outra parede da área comum feita com pedaços de carpetes e gavetas de reaproveitamento. Nesse espaço, podemos encontrar recados de hospedes de vários países | Foto do quarto)

Chegamos na cidade na parte da tarde e fizemos o check-in. Nesse dia, estávamos exaustos da viagem, por isso demos apenas uma volta rápida. Mas, nesse passeio, conhecemos o Tempio Antoniano della Pace e dei Caduti in Guerra. O prédio é muito bonito e guarda as ossadas de 5401 soldados da Primeira Guerra Mundial e de várias vítimas civis da Segunda Guerra Mundial. Outro detalhe interessante é que ele foi construído graças a um voto que a cidade fez para Santo Antônio, durante a Primeira Guerra.
(Tempio Antoniano della Pace e dei Caduti in Guerra | Ruas de Padova)

No segundo dia em Padova, viajamos para Scorzè, Noale e Trabaseleghe (post aqui), paramos para comer pizza na Birreria e Pizzeria Pedavena, bem em frente a estação de trem e depois fomos para o loft.

No terceiro dia, passeamos por Verona (post aqui), e a noite fizemos um passeio pela cidade com um amigo do meu irmão. Dessa vez, paramos para comer na Piazza delle Erbe. Esse é um local muito bonito, cheio de barzinhos.

No quarto dia, último em Padova, tomamos o café da manhã e saímos para explorar a cidade. Passamos pela estátua de Giuseppe Garibaldi (importante personagem na luta pela unificação Italiana) na Piazza Garibaldi  e seguimos para a Piazza Eremitani, onde também está localizado o Giardini dell’Arena, e a Cappella degli Scrovegni. A capela possui obras e um museu que tem entrada paga, mas do lado de fora podemos ver algumas obras sem custo.
(Giuseppe Garabaldi e Piazza Eremitani)

Uma detalhe que me chamou bastante atenção é que as ruas da cidade são muito bonitas, floridas, decoradas. Mesmo edifícios "comuns" são muito bonitos. No caminho, passamos pela Cassa di Risparmio (uma espécie de banco) e pelo monumento Maddona dei Noli. Além disso, encontramos uma ODStore, uma loja que é muito conhecida pela sua variedade e pelo preço de doces e guloseimas de todo tipo.
(Cassa di Risparmio e Maddona dei Noli)
(ODStore)

Logo em seguida, passamos por um importante estabelecimento da cidade, mas que estava fechado para reformas, o Caffè Pedrocchi. O bacana é que tem uma atração muito próxima da outra em alguns pontos, por isso na mesma rua encontramos o Palazzo Bo, que é sede de alguns setores da Università degli Studi di Padova, e vimos também alguns formandos festejando com amigos e familiares nas ruas com coroas de folhas de louro na cabeça. Essa é outra construção muito tradicional, cheia de brasões e pinturas.
Como comentei da beleza dos detalhes, a seguir separei mais algumas fotos dessa mesma rua, a Via VIII Febbraio.
Um pouco depois, conhecemos a Chiesa di San Canziano, que possui uma fachada que impressiona pelo afresco e pelas esculturas.
Mais cantinhos pelo caminho que me deixaram encantada:
Em outra parte da cidade, passamos pela loja Casa della Birra. Nela, garanti alguns presentes para meu namorado e dei preferência para produtos italianos, mas eles possuem uma grande variedade.
(Vitrine Casa della Birra)

Saindo da loja, seguimos para a atração mais impressionante de Padova, a praça Prato della Valle, considerada a maior da Itália! Ao seu redor, estão 38 estátuas na parte interna e 40 na externa. Todas representam personalidades que passaram por ali. Cada uma representa alguma personalidade importante que passou pela cidade ou viveu ali. E para deixar o visual ainda mais incrível, ela fica de frente para a gigantesca Abbazia di Santa Giustina. A praça é linda e à noite consegue ficar ainda mais surpreendente!
(Para ter uma ideia do tamanho das estátuas em comparação com os pedestres)
(Feira acontecendo bem próximo e mais detalhes das ruas)
(Abbazia di Santa Giustina)

Seguimos sentido a Piazza del Santo. Nela, está a Basilica di Sant’Antonio di Padova e a igreja Santa Maria Mater Domini, que guardava os restos mortais de Santo Antônio de Pádua. Por isso, esse local recebe muitos turistas e devotos. Esse é um excelente lugar para encontrar barraquinhas de souvenires.
(Basilica di Sant’Antonio di Padova e uma barraca de souvenires)

Aproveitando o trajeto, fiz umas compras na loja Pull & Bear e descansamos um pouco comendo mais uma pizza na Pasticceria Righetto, localizada na Via Roma.

(Minha pizza e a cara de sapeca de quem deixou apenas as bordinhas hahaha)

Já com a pancinha cheia, seguimos para nossa última parada, o Duomo di Padova, também conhecido como Cattedrale di Santa Maria Assunta. Em seu blog (Un Caffè Per Due), meu irmão pesquisou e publicou que "(...) a edificação atual começou a ser construída em 1551 por Andrea da Valle em cima de um projeto de Michelangelo, durando mais de dois séculos. Os trabalhos foram encerrados em 1754, deixando a fachada inacabada. A catedral original, porém, era muito mais antiga. O bastistério, por exemplo, data do século XII. (...)"
(Duomo di Padova)

Encerramos esse dia com a sensação de que Padova ainda tinha muitos outros lugares para serem explorados, mas pegamos nossas malas e seguimos rumo a Milão, que será o próximo post. Por isso, fiquem de olho!

Espero que vocês tenham gostado de conhecer um pouco mais de Padova através dos meus olhos. Um beijo e até a próxima!